Pular para o conteúdo
Voltar

Politec conta com espaço infantil para emissão de RG´s a crianças de 0 a 5 anos

A coleta de impressões digitais será feita através de um scanner de alta definição
Tita Mara Teixeira | Politec - MT

Ascom / Politec
A | A

A Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec passa a contar com um espaço exclusivo para emissão de documento de identidade (RG) a bebês e crianças com idade entre zero e cinco anos.

A coleta de impressões digitais será feita por um scanner de alta definição na solução de identificação biométrica Infant.Id, cedido à Politec pela fabricante Natosafe.

O equipamento é capaz de enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas das impressões digitais com maior precisão. A coleta com o equipamento completa dura em torno de 15 minutos.

A solução atende aos requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente por meio de algoritmos inteligentes.

Conforme a diretora Metropolitana de Identificação Técnica, Angela Quatti Nogarol, a tecnologia foi implementada para atender à crescente demanda por documentos de identificação do público nesta faixa etária, especialmente nos casos em que o RG é exigido para a obtenção de benefícios sociais junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Temos recebido um grande número de solicitações pelo documento de identidade de bebês e crianças, que não conseguíamos atender devido à limitação dos equipamentos biométricos disponíveis nos postos de identificação, que não possibilitam a captura das impressões digitais deste público. Esperamos que o equipamento supra esta demanda’’, afirmou.

Como solicitar

O espaço infantil está localizado na sede da Politec, na Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, Nº 3245, bairro Carumbé, em Cuiabá.

Os atendimentos serão realizados mediante agendamento, por meio do telefone 3613-1225.

Além no novo espaço destinado ao público infantil, o posto de identificação do Espaço Cidadania, da Assembleia Legislativa, também dispõe do equipamento e está habilitado a realizar a emissão de RG’s a crianças de zero a cinco anos. 

Os atendimentos no Espaço Cidadania serão realizados através de agendamento prévio, por meio do telefone 3313-6529, até às 17h. O horário de atendimento é de 7h às 14h.

A solicitação do documento de identidade requer a apresentação de certidão de nascimento ou casamento originais. A primeira via da cédula de identidade é gratuita. Já para a emissão da segunda via é cobrada a taxa de R$ 70,09. O boleto para pagamento pode ser obtido no Portal da Segurança, ou pelo site da Politec. Atualmente, o prazo para a obtenção do RG é de 20 dias na capital e de 30 dias no interior do Estado.

Desde que o interessado solicite, o Documento de Identidade poderá conter outros dados opcionais, devendo o requerente apresentar documento que comprove a numeração durante o atendimento no Posto de Identificação.

Mais informações sobre a emissão do RG podem ser obtidas no site da Politec.