Pular para o conteúdo
Voltar

Gerência da Politec é instalada em Nova Mutum

Unidade vai funcionar provisoriamente em imóvel alugado pela prefeitura, até a construção do prédio definitivo
Tita Mara Teixeira | Politec - MT

Divulgação / Politec-MT
A | A

Nova Mutum, a 242 km de Cuiabá, passou a contar com uma Gerência Regional da Politec neste mês. A unidade concentra os serviços de perícia criminal, medicina legal e identificação técnica. O imóvel foi alugado pela prefeitura do município, até a construção do prédio definitivo. O extrato do termo de cooperação entre estado e o município foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17.01), para a disponibilização do prédio e instalação da unidade.

Conforme o perito oficial criminal e gerente regional da unidade, Rafael Leôncio do Espírito Santo, a instalação da Gerência é importante para a população e que antes as demandas eram atendidas pelos municípios vizinhos. “Antes, os atendimentos de perícia criminal e medicina legal da região eram realizados pelas unidades de Sorriso e Tangará da Serra, com duração de 4 a 6 horas para o deslocamento das equipes até o local da ocorrência. A missão da Gerência de Nova Mutum é atenuar estes efeitos, proporcionando um atendimento de forma ágil e célere, de modo a mitigar este sofrimento dos familiares das vítimas durante a realização dos trabalhos periciais”, afirma.

O prédio está localizado na Avenida dos Uirapurus, nº 633, no Centro de Nova Mutum. O local funciona de forma ininterrupta e dispõe de um efetivo total de 18 servidores, entre peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necrópsia.

A Gerência é responsável pela realização dos serviços de perícia criminal de local de acidente de trânsito, de local de morte violenta, de local de crimes contra o patrimônio, documentoscopia, engenharia legal, balística, identificação criminal e necropapiloscopia na região.

O local também dispõe de consultórios para atendimentos periciais médico-legais, exames de lesões corporais, e de constatação de violências sexuais. A estrutura física conta com acessos distintos para vítimas e suspeitos, propiciando privacidade e mais segurança aos usuários dos serviços.

As necropsias são realizadas pela gerência em uma sala localizada no cemitério do município.

Já os atendimentos de identificação civil para a emissão de RGs continuarão a ser prestados no posto de identificação conveniado, localizado na Avenida das Seriemas,1955-w, Residencial das Acácias.

A unidade abrange os atendimentos da Politec nos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Nova Maringá, Nortelândia, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato.

Projeto de construção

Em março de 2022, foi assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Nova Mutum para a implantação da Gerência Regional da Politec no município.

O prédio definitivo será construído seguindo o modelo padrão das unidades regionais do interior e ficará localizado em um terreno cedido pela prefeitura na Rua das Helicônias, no bairro Jardim das Orquídeas. A área estimada do terreno é de 1.600 m², com área total construída de  834,84m². O prédio vai contar com um posto de identificação civil, voltado ao atendimento ao público para a emissão do RG, setor de identificação criminal, sala de perícia e digitação.

A sala de necropsia, e de perícias em vítimas de violência sexual ficará separada do atendimento ao público. Também contará com refeitório, sala de descompressão, salas de custódia pré e pós perícia, oficina de balística, dentre outros.