Notícias

PARCERIA

Mutirão Rural leva o serviço de identificação da Politec às comunidades distantes

04/05/2018 - 13:24
Tita Mara Teixeira/ Politec-MT

A emissão de documentos de identidade (RG) será um dos serviços oferecidos durante o programa Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A oficialização da parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Senar ocorreu nesta quinta-feira (03.05) com a assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições.

A partir da assinatura do termo, a Sesp e a Politec passam a integrar as ações do programa, que visa promover a inclusão dos moradores da área rural do Estado.  A Politec atuará na emissão de 1ª e 2ª via de RGs à população, com o apoio de servidores cedidos pelas prefeituras dos municípios que realizam o atendimento ao público.  Durante a realização do mutirão, os postos de identificação dos municípios estará fechado devido à participação dos servidores no evento. 

Para o Secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, a parceria com o Senar viabiliza o acesso a mais um serviço de cidadania importante da Segurança Pública, através da Identificação Civil. "Parcerias como estas nos ajudam a atender a população mesmo com a dificuldade de recursos humanos. Os mutirões levam os serviços de cidadania da Segurança Pública para a comunidade rural, reduzindo o custo operacional e atendendo as demandas da população’’.

Segundo o Diretor Geral da Politec, Reginaldo Rossi do Carmo, apesar da presença da Politec em 134 postos de identificação em todo Estado, ainda há comunidades isoladas com dificuldade de acesso aos serviços. “Ganha a população e a Politec, em poder levar os serviços em locais distantes, também ganha o Senar ao conseguir fazer com as parcerias aquilo que o poder público não conseguiria sozinho”.

Para o coordenador de Identificação Civil da Politec, Leonel Teodoro de Melo, o Mutirão amplia o alcance do atendimento da instituição nos locais mais distantes. ‘’Além de atender os municípios, levamos os serviços até as comunidades rurais mais carentes, que hoje nós atendemos, mas com dificuldade em chegar. Além de facilitar o acesso da população ao nosso serviço, evitando que as pessoas se dirijam aos postos, levando toda a estrutura e experiência do Senar para um atendimento de qualidade à população’’.   

Requisitos

Para a emissão do RG é necessária a apresentação de 1 fotografia 3x4, e a certidão de nascimento ou casamento originais. A 1ª via do documento é gratuita, e, para a emissão da 2ª via é cobrada uma taxa de R$ 68,15. A taxa é isenta mediante a apresentação da Declaração de Hipossuficiência emitida pela Defensoria Pública, e, também de acordo com outros critérios listados aqui.

Mutirão Rural

Conforme o Senar, estão programados 57 Mutirões Rurais em 2018 e a expectativa é atender pelo menos 28 mil pessoas. "Nossa meta é realizar mais de 130 mil serviços neste ano, entre março e julho de 2018", enfatiza o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio. 

Ao todo são ofertados 30 tipos de serviços, dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3x4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. "Contamos ainda com diversos outros serviços ofertados pela prefeitura e também pelos sindicatos rurais de cada município onde o evento é realizado".

No Mutirão Rural também são ofertados exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos no Mutirão Rural.

CALENDÁRIO DO MUTIRÃO RURAL

MAIO

Regional - Guarantã do Norte     

02/05 – Quarta -  Nova Bandeirantes - Distrito Japuranã    

03/05 – Quinta - Nova Monte Verde - São José do Apuí      

04/05 – Sexta -  Apiacás- Santa Terezinha     

06/05 – Domingo -  Alta Floresta - Gleba Jacaminho

07/05 – Segunda - Paranaíta - Sombra da Manha    

09/05 – Quarta -  Matupá - Assentamento São José da União - Comunidade Santo Antônio (Linha 3)      

Regional - Rondonópolis 

15/05 – Terça -  Dom Aquino - Comunidade de Entre Rios 

16/05 – Quarta -  Jaciara - Assentamento Lambari   

17/05 – Quinta -  Rondonópolis - assentamento cascata     

18/05 – Sexta - Guiratinga - Moreninha

19/05 – Sábado - Pedra Preta - Comunidade Birro   

Regional - Barra do Garças

25/05 – Sexta - Paranatinga - Santiago do Norte       

27/05 – Domingo - Primavera do Leste - Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza (Bairro Primavera)  

 

JUNHO

Regional - Juína      

04/06 – Segunda - Aripuanã - Conselvan       

06/06 – Quarta -  Colniza - Recanto dos Amigos       

08/06 – Sexta - Cotriguaçu - Nova União        

11/06 – Segunda - Juruena- Assentamento Vale do Amanhecer

13/06 – Quarta – Juína - Terra Roxa

Regional - Campo Novo do Parecis

18/06 – Segunda - Sapezal - Bom Futuro       

20/06 – Quarta - Arenápolis- Gleba União      

21/06 – Quinta - Tangará da Serra

22/06 – Sexta - Barra do Bugres- Currupira   

23/06 – Sábado - Alto Paraguai- Capão Verde

Regional - Confresa

06/07 – Sexta - Vila Rica - P.A Beleza I

07/07 – Sábado - Confresa - Pé de Caju         

09/07 – Segunda -  Santa Cruz do Xingu- P.A Santa

10/07 – Terça - São José do Xingu- Distrito Santo Antonio do Fontoura 

12/07 – Quinta - Porto Alegre do Norte- Escola José Gonçalves dos Santos     

Regional - Querência         

21/07 – Sábado - Querência - A definir

23/07 – Segunda - Ribeirão Cascalheira - Berrante  

25/07 – Quarta - Canarana - Serra dourada distrito de Canarana mt        

27/07 – Sexta - Nova Xavantina - Agrovila Banco Safra      

29/07 – Domingo - Campinápolis - Aldeia São Pedro