PERÍCIAS ESPECIAIS

GAPE realiza treinamento com o Corpo de Bombeiros

09/10/2018 - 16:01
Assessoria - Politec/MT

O terceiro módulo do treinamento do Grupo de Atuação em Perícias Especiais (GAPE) da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) teve como foco a preparação dos integrantes do grupo na atuação em locais remotos e de difícil acesso e para atendimento pré-hospitalar em situações de conflito.

Durante a atividade prática na tarde desta quarta-feira (03.10), os profissionais subiram e desceram uma torre por meio de rapel com a supervisão do Corpo de Bombeiros.

O treinamento foi instruído pelos militares do Corpo de Bombeiros nesta terça e quarta-feira (02 e 03 de outubro), no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e na sede da Acadepol, em Cuiabá.

Conforme o chefe de operações do Gape, perito Luis Paoli Schiffino Gomez, o treinamento visa qualificar os profissionais nas respectivas atividades fim, no levantamento e preservação dos vestígios periciais e na segurança durante o resgate de corpos em locais acidentados.

As instruções do Corpo de Bombeiros atende a uma das demandas principais da Politec na atuação em operações conjuntas entre Bombeiros e Politec, como explicou o TN BM Rivaldo Miranda de Andrade. Ele citou como exemplo de ocorrências no portão do inferno e em matas fechadas, em que o único acesso é feito por meio de rapel.

GAPE

O Gape foi criado a partir do decreto nº 839 de 06/02/2017, formado por uma equipe de 20 profissionais da Politec (peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas, técnicos em necrópsia e papiloscopistas), que tem por missão agilizar, aperfeiçoar e garantir um atendimento técnico-pericial especializado nos eventos classificados como desastres, com múltiplas vítimas ou que envolvam ações do crime organizado e situações emergenciais.

O curso básico de formação em perícias especiais é composto por módulos, que tiveram início em maio de 2018, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Batalhão de Operações Especiais (Bope-MT) e Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).