Denuncie Agora Transparência

Notícias

Voltar Politec capacita peritos para uso e instalação de equipamentos destinados às perícias em drogas


04 de Outubro de 2022 às 17:07
O treinamento teve como público-alvo peritos da Politec daa capital e das gerências do interior do Estado.
Carolina Martins | Politec-MT


Carolina Martins / Politec-MT
A | A

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ofertou, em setembro, uma capacitação  aos peritos criminais oficiais, para o uso e instalação de equipamento FTIR (Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier), utilizado em exames definitivos para a identificação de drogas apreendidas pela polícia.

 

Em março deste ano, a Politec adquiriu 15 equipamentos infravermelhos, entregues em junho, no valor de R$ 5,6 milhões. Eles foram destinados à Politec de Cuiabá e às gerências regionais de Barra do Garças, Confresa, Cáceres, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Juína, Água Boa, Nova Mutum e Alta Floresta.

 

O treinamento foi ofertado de forma online entre 15 e 16 de setembro, e presencial no laboratório forense da Politec, em Cuiabá, entre 27 e 30. O treinamento teve a participação de 21 peritos das gerências regionais da Politec do interior do Estado e dos peritos criminais lotados do laboratório de química forense da capital. 

 

A capacitação foi ministrada pela empresa PerkinElmer do Brasil LTDA, fornecedora do equipamento.

 

As perícias

A aplicação de análise por meio da Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) garantirá aos peritos criminais resultados precisos e seguros, encaixando-se nos padrões de identificação forense de drogas estabelecidos internacionalmente.

 

A análise  é feita por meio da frequência de vibração das ligações químicas moleculares, na qual o equipamento busca em seu banco de dados as substâncias já catalogadas e efetua a identificação. Esse processo dura cerca de três minutos, o que possibilitará aos peritos o alcance de resultados e a entrega dos laudos concluídos mais rapidamente.

 

A aquisição dos equipamentos trará maior eficiência ao trabalho pericial de identificação de drogas nas gerências da Politec distribuídas pelo interior do Estado, uma vez que anteriormente estas análises eram enviadas ao Laboratório Forense da capital, levando até 60 dias para conclusão do laudo definitivo.

 

“O equipamento adquirido pela Politec representa um grande avanço em termos periciais. A espectrometria por FTIR é uma técnica muito versátil, rápida, de fácil manuseio e pode ser utilizada na identificação, caracterização e quantificação de diversos compostos. Irá gerar uma grande economia de tempo e dinheiro. Mas, além disso, ele também pode ser utilizado para inúmeras outras substâncias, como explosivos e fertilizantes, entre outros”, relatou Cláudio Valério, perito oficial de Barra do Garças.

 

Por meio do infravermelho, espera-se fornecer, no prazo legal, laudos de constatação para subsidiar o inquérito policial e posterior exame definitivo de droga; rápida e eficiente resposta ao combate do tráfico e consumo de drogas ilícitas; e a determinação do perfil químico das drogas circulantes do Estado de Mato Grosso.