30 de Abril de 2011 às 00:00
Governador em exercício visita obras da unidade de referência sócioeducativa
A primeira Unidade Sócioeducativa, dentro dos novos padrões determinados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), está sendo construída pelo Governo do Estado, pelas Secretarias de Estado de Cidades (Secid) e de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), no vizinho município de Várzea Grande e será referência para todo o Brasil. O governador em exercício Chico Daltro, acompanhado do prefeito Várzea Grande, Tião da Zaelli, do secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat, e da secretária adjunta da Sejudh, Vera Araújo, visitou neste sábado (30.04) as obras desse complexo em construção no bairro da Guarita.
“Esta obra mostra o compromisso social do governador Silval Barbosa e do nosso Plano de Governo com a comunidade de Mato Grosso. Várzea Grande é um polo importante e esta obra vem suprir as necessidades na área de atendimento sócioeducativo e por isso as obras estão em ritmo acelerado. Ainda em 2011 teremos a conclusão desta importante obra”, disse o governador Daltro.
O prefeito do município disse que um dos grandes problemas da sociedade hoje está na questão da ressocialização do jovem infrator. Essa obra vem suprir – de forma positiva – a demanda em um bairro que precisa de investimentos e o Governo de Mato Grosso demonstra compromisso social.
Nico Baracat, frente à Secid, lembra que a sua pasta é responsável pela contratação, execução e fiscalização da obra, como executora interveniente, enquanto a Sejudh, executora orçamentária da obra e vai gerir a unidade depois de pronta.
A secretária adjunta da Sejudh, Vera Araújo destaca que a unidade de Várzea Grande é uma obra referencial, pois em esfera nacional é um das primeiras a ser construída dentro dos marcos sócioeducativos, que têm outra forma de olhar o adolescentes – no qual vai encontrar um espaço de internação desde o primeiro momento da acolhida, com objetivo para que ele (o jovem) busque se integrar a sociedade.
Na nova unidade o jovem – quando flagrado em delito – não vai mais ser encaminhado para a Delegacia, onde, geralmente, ficava até cinco dias para ser atendido. As autoridades vão ter um espaço – o juiz, o promotor vão poder interagir com o adolescente e ali mesmo determinar o melhor encaminhamento.
O adolescente vai ter acesso à educação, saúde, esporte e lazer, para que quando sair possa ser inserido no mercado de trabalho. Vera Araújo destaca que todo esse trabalho será executado por uma equipe treinada, multidisciplinar – formada por psicólogos, educadores, que vão acompanhar os jovens nesse processo.
A unidade vai contar também com um posto de saúde que atenderá a comunidade externa que mora nas proximidades da unidade. A obra está sendo executada em parceria com o Governo Federal.