Denuncie Agora Transparência

Notícias

Entrar

Voltar Ouvidoria da Politec atendeu a mais de 12 mil solicitações em 2022


03 de Março de 2023 às 11:19
Os resultados reforçam o papel da ouvidoria como ferramenta de controle social e de comunicação entre o usuário e os diversos setores da instituição
Assessoria | Politec -MT


A | A

A Central de Atendimento ao Cidadão da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) atendeu 12.528 solicitações entre dúvidas, denúncias e reclamações, sugestões e elogios acerca dos serviços prestados pela instituição, em 2022. Os dados constam do relatório anual de gestão da ouvidoria e referem-se aos atendimentos recebidos pelos canais da ouvidoria da Politec e também pelo Fale Cidadão, da Controladoria Geral do Estado (CGE).

A central de atendimento é um dos instrumentos da Ouvidoria e busca criar um canal direto de comunicação atendendo as cobranças dos cidadãos, das autoridades, como delegados de polícia, juízes e promotores de Justiça sobre os laudos periciais e documentos de identificação civil e criminal.

A ouvidoria é um elo entre o usuário e os diversos setores da instituição e tem a função de escutar o que a sociedade tem a dizer, e atuar como ferramenta de controle social, de controle interno e também de garantia de direitos.

Conforme o ouvidor da Politec, Etevaldo Aguiar, ao longo dos anos, a Ouvidoria tem assumido cada vez mais um papel analítico-gerencial essencial na melhoria dos serviços de perícias criminais e identificações técnicas oferecidos à população.

Com base nos resultados da pesquisa de satisfação do serviço emissão de carteiras de identidade, elaborada pela Ouvidoria da Politec em junho de 2022, a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica tomou uma série de medidas para melhorias do serviço realizado, ocasionando uma redução no número de ligações diárias e nas manifestações pelo fale cidadão, como foi constatado no relatório nos meses de agosto a dezembro. “Estamos prevendo aumento da demanda das mensagens para a Ouvidoria, pois a partir de 6 de março de 2023 será expedida a nova carteira de identidade (modelo unificado no Brasil que terá como base o número do CPF) e com certeza surgirão muitas dúvidas”, avaliou o ouvidor.

Outra ação implementada pela Ouvidoria para melhor atender o cidadão é que agora os casos de restituição de taxas de emissão de RG pagas indevidamente estão sendo analisados pelo setor. A Ouvidoria da Politec dá início ao processo e encaminha para a Secretaria de Fazenda dando mais agilidade, facilitando a vida do requerente. A ouvidoria também procura participar de todas as capacitações oferecidas pela CGE, sempre com o intuito de melhor servir o cidadão.

Ainda em 2022, foram recebidas 532 manifestações pelo
 Sistema Fale Cidadão.

Todas as mensagens que chegaram pelo sistema foram respondidas no mesmo ano. A porcentagem de mensagens respondidas no prazo (30 dias) foi de 86,85%, sendo que o tempo médio de resposta foi de 20 dias.

O tema mais recorrente em 2022 foi relacionado à Carteira de Identidade, que corresponde a 93% das manifestações, seguidas por assuntos relacionados ao controle da folha de frequência (3%). As providências adotadas para os assuntos recorrentes são tomadas em reuniões com a diretoria envolvida e recomendações através de ofícios.

O cidadão pode acessar os serviços da Ouvidoria da Politec, através do site da instituição; e-mail: cac@politec.mt.gov.br; do app MT Cidadão; do WhatsApp (Ouve Zap): 65 99953-8435; telefone: 65 3613-1253 ou 0800 647 8987 ou pessoalmente na Politec.

Atualmente, a equipe da ouvidoria da Politec é formada por um ouvidor, uma assistente técnica e uma estagiária.