Denuncie Agora Transparência

Notícias

Entrar

Voltar Reeducandos participam da segunda edição do projeto “Lá em Casa quem manda é o Respeito”


23 de Maio de 2011 às 00:00
Reeducandos participam da segunda edição do projeto “Lá em Casa quem manda é o Respeito”


A | A

Reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé, participaram nesta segunda-feira (23.05), da segunda edição do projeto “Lá em Casa quem Manda é o Respeito”, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Governo do Estado, com o apoio da Assembleia Legislativa e Fundação Escola Superior do Ministério Público. O atendimento contemplou presos provisórios e definitivos que respondem pela prática de crimes de violência doméstica contra a mulher. Pretende-se com o projeto fazer com que os reeducandos reflitam, compreendam e assumam a responsabilidade sobre seus atos, evitando assim a reincidência das práticas criminais.

As promotoras de Justiça que atuam nas Promotorias de Justiça Especializadas de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e Elizamara Sigles Vodonós Portela, participaram dos trabalhos com apresentação de palestra educativa. Os reeducandos também interagiram em “rodas de conversa” sobre temas relacionados à violência doméstica, com a psicóloga Simone Machado de Souza e a assistente social Malvineide de Miranda Freitas.

O projeto teve início em março de 2011 e será desenvolvido por um prazo de dois anos, quando então serão analisados os resultados. Consta do cronograma, palestra mensal com representantes do Ministério Público e ainda um trabalho de acompanhamento permanente, realizado três vezes por semana pela psicóloga e a assistente social, junto aos detentos na unidade prisional. As duas profissionais pertencem ao quadro funcional da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs); foram cedidas em parceria ao projeto.

A humanização do Sistema Penitenciário, assim como, a sua modernização, integram a pauta de prioridades da administração do governador Silval Barbosa. Entre as primeiras medidas nessa direção estão a adesão do Estado ao Plano Nacional de Segurança Publica e o chamado público às instituições e sociedade civil para a realização de parcerias que visem essa finalidade.