26 de Maio de 2011 às 00:00
Secretário Paulo Lessa abre os trabalhos do 4º Fórum Regional sobre Drogas
“O Governo do Estado de Mato Grosso elegeu como prioridade de gestão a formulação da Política Estadual sobre Drogas. O uso/abuso de drogas se constitui em um dos fenômenos mundiais mais alarmantes e dadas às consequências desta prática, o tema é de relevante preocupação em todas as esferas de Governo”. Com esse posicionamento, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, iniciou seu pronunciamento na abertura do 4º Fórum Regional sobre Drogas, realizado em Cáceres, na noite de quarta-feira (25.05), no auditório Edival Reis, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
O evento, já realizado anteriormente nos municípios de Poconé, Barra do Bugres e Rondonópolis, integra um programa de 15 Fóruns Regionais a serem realizados até novembro em todo o Estado de Mato Grosso, e um Fórum Estadual, a ser sediado em dezembro na capital, onde os resultados colhidos no interior nortearão as políticas públicas de enfrentamento a essa problemática. Entre os resultados esperados estão a redução da violência e a preservação da vida, principalmente dos adolescentes por representarem hoje o maior grupo vitimado pela ação das drogas.
Ainda na abertura, o secretário Paulo Lessa destacou que Mato Grosso é um Estado de vasta dimensão territorial, possuindo larga fronteira com a Bolívia, país produtor de drogas. “Tal circunstância contribui para o agravamento crescente dos índices de violência, de criminalidade e na disseminação das drogas em todas as camadas sociais”, argumentou. Ele enalteceu o apoio e o empenho de todos os envolvidos na construção dessa política pública e ressaltou que a problemática do uso de drogas acarreta prejuízos incalculáveis à esfera pública e civil. “As famílias vivenciam o adoecimento doméstico no convívio desencadeado pelo familiar que é usuário de drogas e a dependência química assume um caráter epidemiológico, tomando proporções de calamidade pública”, completou.
Nesse sentido o secretário explicou que a realização dos Fóruns Regionais e do Fórum Estadual, constituem-se em espaços privilegiados de discussões, reflexões e deliberações, a partir de responsabilidade compartilhada com todos os municípios e engajamento de instituições das diferentes áreas públicas e da sociedade civil organizada. Paulo Lessa considerou essa junção estratégica para a formulação e implantação de uma Política Estadual sobre Drogas, destinada a preencher e a cumprir a lacuna existente em Mato Grosso.
De acordo com Paulo Lessa, a tarefa de formulação de políticas públicas exige esforços compartilhados entre as esferas do Poder público e da sociedade para a construção de consensos em torno dos objetivos e diretrizes, de forma a planejar ações numa perspectiva de integralização concernentes aos eixos da prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de danos sociais e à saúde e a redução da oferta de drogas. O secretário observou que o plano estadual para o enfrentamento das drogas no Estado será alinhado à Política Nacional sobre Drogas, porém, adequado à realidade de Mato Grosso.
Os trabalhos do 4º Fórum Regional sobre Drogas prosseguem até sexta-feira (27.05) em Cáceres. Constam do programa, a realização de palestras e oficinas temáticas com representantes de 12 municípios da região. Ao final dos trabalhos haverá apresentação dos resultados das oficinas, aprovação do relatório final e escolha dos representantes para o Fórum Estadual de encerramento. O evento, sob a coordenação da (Sejudh) e parceria com a pasta da Segurança Pública, é realizado pela Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas(COAD), órgão executor do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas(CONEN/MT). Os Fóruns vão subsidiar um diagnóstico da realidade Mato-grossense e possibilitar a construção de políticas sobre drogas adequadas ao Estado.
Além do titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), prestigiaram a cerimônia, a secretária adjunta da Justiça, Vera Araújo, o secretário adjunto da Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o prefeito de Cáceres Túlio Fontes, os juízes Adauto dos Santos Reis, Carlos Roberto de Campos e Geraldo Fidelis, a promotora Maria Valnice dos Santos, o Procurador da República Juliano Gasparim, e a presidente do Conselho Estadual sobre Drogas, Ana Elisa Limeira, dentre outras autoridades.