30 de Maio de 2011 às 00:00
Sejudh é parceira em seminário sobre consumo de drogas ilícitas e lícitas
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) sediou, nesta segunda-feira (30.05), reunião preparatória para a organização do seminário “Meus Heróis Morreram de Overdose", de iniciativa da Associação dos Familiares Vítimas de Violência em Mato Grosso (AFVV). O evento tem a finalidade de oportunizar estudo, reflexão, esclarecimento e conhecimento sobre o contexto sócio-político-cultural relacionado às políticas públicas referentes ao consumo do álcool. Também visa reduzir a violência e o número de mortes em consequência de bebida alcoólica. O seminário será realizado dia 21 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Dados apresentados pela AFVV sobre o uso de álcool mostram que o consumo no País está relacionado a 23% das fatalidades entre menores de 16 anos; 37% entre indivíduos de 16-20 anos; 57% entre indivíduos de 21-29 anos; 53% entre indivíduos de 30-45 anos e; 38% das fatalidades entre indivíduos de 46-64 anos. “Diante de números tão alarmantes vimos a necessidade de apresentar um seminário para discussão de tão importante tema”, argumentou o presidente da AFVV, Heitor Geraldo Reyes.
Conforme o secretário adjunto de Direitos Humanos, Genilto Nogueira, a Sejudh é a porta de entrada dessa discussão junto ao governo estadual, que elegeu como prioridade de gestão o combate ao consumo das drogas ilícitas e lícitas, a exemplo do álcool, como forma de diminuir a violência no Estado. O secretário enalteceu a iniciativa do evento e afirmou que as parcerias com a sociedade civil organizada são a tônica da administração Silval Barbosa por assegurarem o envolvimento, a mobilização e a sensibilização do meio social para problemas que afetam a todos.
Genilto Nogueira ressaltou que a manifestação da AFVV chega em um momento rico de debates sobre o tema e poderá oferecer significativa contribuição à elaboração das políticas públicas específicas para esse segmento, já em andamento junto à Sejudh e a Segurança Pública (Sesp), em parceria com outras secretarias de Estado, outros Poderes e instituições públicas e particulares.
Além da Sejudh, outros parceiros já declararam apoio e participação no seminário, entre eles a Assembleia Legislativa, por meio da comissão de Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen MT), a Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM) e Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas ( Comad).
Fazem parte da programação do evento, apresentação de conteúdo por pesquisadores especialistas em prevenção da violência relativa ao uso do álcool e palestra show com o intuito de promover a reflexão e conscientização sobre o tema. Os interessados em participar poderão fazer as inscrições pelo endereço eletrônico: www.afvv.blogspot.com. A entrada é gratuita.