09 de Março de 2023 às 14:25
Evento também contou com a apresentação do papiloscopista e ouvidor da Politec, Etevaldo Aguiar, com um repertório especial em homenagem ao Dia Mulher,

O evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), nesta quarta-feira (08.03), foi marcado por palestras com conteúdos de saúde física e mental, música e emoção.
A educadora física da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e fisioterapeuta, Elka Moura Victorino, falou sobre saúde feminina, com foco nos benefícios da fisioterapia pélvica. Já a psiquiatra forense da Politec, Marcela Lorenzon Gonçalves, ministrou uma palestra sobre a saúde mental da mulher diante de sobrecargas físicas e emocionais, tanto trabalhistas quanto domésticas que podem abalar a sua saúde. Ela apresentou os principais fatores que deixam as mulheres vulneráveis aos sofrimentos psicológicos, como discriminação de gênero e raciais e crises socioeconômicas.
Marcela compartilhou dicas de saúde mental, como: aprender a controlar o stress, priorizar atividades que trazem prazer; desenvolver hábitos saudáveis; praticar atividade física; não ignorar as suas necessidades; entrar em contato com as suas emoções; dedicar tempo ao autoconhecimento; fazer exames médicos periódicos; ter uma rede de apoio; ser assertiva, ou seja respeitar as suas próprias vontades; estabelecer objetivos de vidas.
Segundo ela, é preciso procurar ajuda profissional psicológica ou psiquiátrica quando é possível perceber que o funcionamento global está prejudicado. "Se a gente tem muitas alterações do humor, irritação excessiva, quando não consegue dormir direito ou exercer as suas tarefas diárias devido ao excesso de ansiedade, etc. A ansiedade ativa uma parte do nosso cérebro que é o circuito do medo, cuja ativação a longo prazo ela causa outras doenças, predispondo a diabetes, hipertensão, infarto e morte súbita, que sai do campo das emoções e tem impacto na saúde fisica também”, alertou.
O evento contou com a apresentação do papiloscopista e ouvidor da Politec, Etevaldo Aguiar, com um repertório especial em homenagem ao Dia Mulher, que emocionou o público.
Ao final, foram realizados sorteios de quatro lembranças compostas por chocolates e um book fotográfico às servidores participantes.
A Perita Oficial Criminal Andrea Abílio Neuenschwander considerou que as palestras trouxeram profissionais competentes e voltadas para temas de interesse feminino. "Foi uma tarde muito agradável. Um momento artístico aconchegante, além de um saboroso coffee break e sorteio de brindes. Ações como essa valorizam as profissionais da entidade, proporcionam integração entre as equipes e porconseguinte estimula o desenvolvimento de um bom clima organizacional", completou.